janeiro 08, 2005

Sobre lagartixas, crianças e homens

Sobre lagartixas, crianças e homens

- Fala, lagartixa..., pediu melosa a criança. O que você está fazendo aí grudada na parede, de cabeça para baixo? Não te dá enjôo ver tudo ao contrário?
A lagartixa riu. Depois de uma breve pausa respondeu, um pouco pensativa:
- Não me enjôo, nem um pouco. Não há grande diferença entre estar aí no chão ou aqui em cima, grudada. A visão é a mesma, isso eu posso garantir.
A criança confundiu-se toda. Porque estar em baixo não era estar em cima. E, sendo assim, devia haver alguma diferença. Mas preferiu dar crédito à lagartixa. Ela parecia tão simpática, tão amigável, meiga. A criança não contava com a astúcia da lagartixa em observar que sua face era uma interrogação, mesmo dando crédito às palavras do animal.
- Criança, não me olhe assim duvidosa. Vamos combinar? Você sobe aqui na parede e fica grudada; observa tudo e depois compara com as visões que tem quando está aí no chão.
A criança topou. Subiu e ficou grudada no ponto mais alto da parede, ao lado da lagartixa.
- E agora, criança?, perguntou a lagartixa. O que vê?
E com um sorriso sincero veia uma resposta animada.
- Vejo tudo igual, lagartixa, como lá em baixo! Bem que você me disse!
Enquanto a criança se divertia em ver que as coisas de ponta cabeça são as coisas que nos parecem normais, e vice-versa, seu pai se aproximou. Espantado com as gargalhadas, perguntou o que acontecia. A criança, seu filho, explicou a graça em observar que a visão era a mesma, estando ou não de cabeça para baixo. O pai mal pôde acreditar. Era impossível a visão ser a mesma. Então a criança convenceu o pai a subir e observar com os próprios olhos.
- Mas meu filho, aqui de cima vejo tudo de ponta cabeça!
A criança insistiu.
O pai continuou sem enxergar a mesma coisa.
A lagartixa ficou quieta. Compreendia tudo mas não se manifestou. O pai não escutava as lagartixas. E acabava não observando os detalhes.
A lagartixa agora te convida para subir e ficar grudado no ponto mais alto da parede. Você ouve? Você observa que é tudo igual?

Nenhum comentário: